Cabeamento Estruturado Controle de Acesso Infraestrutura Outsourcing CFTV Elétrica Telefonia Suporte Técnico Área de Cobertura
SERVIÇOS
Cabeamento Estruturado
Controle de Acesso
Infraestrutura
Outsourcing
CFTV
Elétrica
Telefonia
Suporte Técnico
Área de Cobertura
Normas e Padrões
Clientes / Colaboradores
CABEAMENTO ESTRUTURADO
Um sistema de cabeamento estruturado consiste em um conjunto de produtos de conectividade utilizado de acordo com regras específicas de engenharia cujas características principais são:
• Arquitetura aberta
• Meio de transmissão e disposição física padronizados
• Aderência a padrões internacionais
• Projeto e instalação sistematizados

Este sistema integra diversos meios de transmissão (cabos metálicos, fibra óptica, rádio etc.) que suportam múltiplas aplicações, incluindo voz, vídeo, dados, sinalização e controle. O conjunto de especificações garante uma implantação modular com capacidade de expansão programada. Os produtos utilizados asseguram conectividade máxima para os dispositivos existentes e preparam a infraestrutura para as tecnologias emergentes. A topologia empregada facilita os diagnósticos e manutenções.

Existem interpretações e definições equivocadas para os termos cabeamento estruturado e edifícios inteligentes. Um edifício inteligente pode ser definido como um software que controla as funções de gerenciamento do prédio ou pelos dispositivos eletroeletrônicos instalados na edificação.
Certamente é necessário que existam esses dois elementos para implantar um serviço que integre diversas aplicações (controle de incêndio, segurança, controle de iluminação, ventilação, ar-condicionado, controle de acesso, voz, vídeo e dados, entre outros), mas, até pouco tempo, cada uma dessas categorias de aplicação possuía, separadamente, seus próprios meios de transmissão e infraestrutura. Isso significava múltiplos sistemas de cabeamento, tubulações e métodos de instalação.

Portanto, um sistema de cabeamento estruturado (SCS - Structured Cabling Systems) é uma concepção de engenharia fundamental na integração de aplicações distintas, tais como voz, dados, vídeo e o sistema de gerenciamento predial ( BMS – Building Management Systems).

Para a 2M Cabling Solutions, o conceito de Infraestrutura de Sistema de Cabeamento Estruturado baseia-se na disposição de uma rede de cabos, com integração de serviços de dados e voz, que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de cabeamento, para prover uma rota de transmissão entre pontos da rede distintos.

A ideia central do Cabeamento Estruturado é cabear a área predial de forma a colocar pontos de rede em todos os locais necessários. Todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede. Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação fica pronta para quando precisar ser usada. A ideia é que em médio e longo prazos fica mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que fazer constantes modificações sempre que for preciso adicionar um novo ponto de rede.
  2M Cabling - Solutions • 2019
Trabalhe Conosco | Política de trabalho | Termo de uso | Mapa do site
DW